Ano - 9, Numero 107
01  Junho
 de 2009
 
 
Parcelamento
2
Procurações
2
Extrato de IRPF
2
CADIN
3
Cadastro Positivo
4
Escritório Virtual
5
Vídeo Conferência
5
Dicas

5

Humor

6

Pontos especiais de interesse:
·· SP/Defesa do consumidor - Caixas eletrônicos - Qualidade do papel de impressão dos pagamentos efetuados - A Lei nº 13.551/2009 dispõe sobre a qualidade dos comprovantes de pagamentos emitidos em caixas eletrônicos de bancos estabelecidos no Estado de São Paulo. Os bancos terão o prazo de 180 dias para se adaptar às novas determinações, a contar da data de publicação desta lei, ou seja, a partir de 03.06.2009.Os bancos ficam obrigados a alterar a qualidade do papel de impressão de comprovantes de pagamentos emitidos em seus caixas eletrônicos para que sejam utilizados como demonstrativos de pagamentos de contas de consumo, de impostos e outras comprovações necessárias ao consumidor. Os comprovantes de pagamentos emitidos nos caixas eletrônicos deverão conter as especificações das contas de consumo, dos impostos e outras comprovações necessárias ao consumidor. Fonte: Editorial IOB


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Papel
O desperdício de papel é um dos maiores problemas enfrentados pelos gestores e muitos empresários reclamam da falta de consciência ambiental. É muito difícil implementar um pensamento verde nas companhias porque tem gente que não está preocupada em contribuir para a conservação do meio ambiente. As pessoas imprimem textos sem necessidade e usam a impressora para uso pessoal. Já vi funcionário imprimir na empresa uma apostila de mais de 500 páginas, afirma Rosiane Rodrigues, responsável pelo setor de compras da Expand, importadora e exportadora de bebidas.
Porém, para empreendedores que se preocupam com a sustentabilidade e redução dos gastos, hoje já existem programas de gerenciamento que ajudam a controlar o volume de impressões e cópias. A economia pode ser de mais de 30%, dependendo da estratégia seguida.
Para Leonardo Kernkraut, diretor da área de serviços da Gomac, empresa que desenvolve soluções nas áreas de impressão, o primeiro passo para diminuir o uso de papel é conscientizar funcionários. Afinal, são eles quem utilizam as folhas em seu dia a dia. É importante alertá-los sobre a real necessidade de imprimir um documento. A maioria das pessoas não sabe quantas árvores são poupadas quando o consumo de papel diminui e nem quanto lixo deixa de ser produzido com o fim do desperdício, diz.
Ele afirma que outra medida importante é programar as máquinas da maneira correta. As impressoras, por exemplo, podem imprimir frente e verso da página, o que de imediato reduz em 50% o uso de papel. Além disso, existem programas que controlam recursos e informam quem imprimiu o que e quando. Identificar quem mais imprime já é um bom começo, pois os gestores podem conversar com o funcionário e saber os reais motivos do descontrole. É possível, a partir de então, estabelecer por usuário um número máximo de folhas impressas por mês.
Outra maneira de diminuir gastos é contratar uma empresa especializada e fazer um projeto de reengenharia de impressão. Com essa medida pode-se economizar 20%, podendo chegar até 30% sobre o custo real de página impressa, diz Kernkraut.
A Nutrin, empresa de alimentação empresarial, adotou a reengenharia de impressão e está satisfeita com os resultados. Em poucos meses, o número de cópias mensais passou de 50 mil para 34 mil. Tivemos uma média de 35% de economia, entre redução de impressões, cópias e papel. A conquista é positiva para a empresa e para o planeta. Estamos felizes em fazer a nossa parte e cuidar do meio ambiente, afirma Odair de Arruda Junior, gerente de tecnologia da informação da Nutrin.
Confira abaixo dicas de especialtistas sobre como economizar papel na sua empresa:

Faça um treinamento de conscientização dos funcionários. Ensine-os a ter sempre em mente se impressão é mesmo necessária. Muitos arquivos são impressos apenas para leitura e depois são descartados.
Sempre que possível, utilize os modos de impressão de frente e verso da folha. Além da economia de papel, eles reduzem gastos com a compra de pastas e com espaço para armazenamento.
Reaproveite as folhas utilizadas de um só lado e faça blocos de anotações.

O toner acabou? Retire-o da impressora somente quando estiver com um novo. Isso evita que o canal de tinta seque e exija manutenção.
Embora o papel reciclado custe quase o dobro do comum, ele evita o desmatamento de florestas.
Incentive os funcionários a guardar arquivos em CDs ou em pen drives em vez de mantê-los em versões impressas.
 

Aviso Previo
Concessão de aviso prévio no retorno das férias do empregado

Possibilidade

Não há qualquer dispositivo na legislação trabalhista que impeça a empresa de conceder aviso prévio (trabalhado ou indenizado) ao empregado quando do seu retorno de férias.
 
Entretanto, a empresa deverá verificar se o documento coletivo da categoria respectiva disciplina a questão, pois, havendo dispositivo a respeito, este deverá ser observado


Fonte: Editorial IOB