Os impactos da evolução do Sistema Público de Escrituração Digital
- SPED proporcionam às empresas brasileiras um aprimoramento no
trato das informações contábil e fiscal com a promoção da
eficiência nos processos das áreas competentes, o que possibilita
a gestão estratégica das informações. Desde a implantação do SPED,
a mudança no cenário corporativo não permite administrações
informais. Estamos em uma nova era devido à declaração
do SPED, que possibilita o gerenciamento das informações de modo
mais qualitativo, tornando a organização contábil e fiscal ainda
mais importante para as empresas, além de ser realizada de maneira
melhor estruturada. O uso de softwares específicos também são
benéficos para a coordenação dos dados e informações.
Neste segundo ano de entrega, mesmo as empresas que entregaram em
2010 pela primeira vez – àquelas que não fazem parte do grupo
econômico diferenciado – puderam assimilar os benefícios do SPED
como a minimização no nível de exposição dos dados, maior
segurança nos processos internos, alto nível de consistências,
tratamento e cruzamento de informações, total adaptação às regras
de negócios, agilidade nas atualizações e mudanças legais,
relatórios de análises, antecipação das validações efetuadas pela
Receita Federal e ganhos significativos por meio da otimização de
recursos tecnológicos. Outros aspectos importantes que
podem ser destacados como impactos desta obrigação são: a
qualidade de controle dos dados, a maneira de transformá-los em
ferramentas estratégicas, relevância do uso de sistemas
específicos para adequação de informações internas às exigências
da Receita Federal e as principais perspectivas para os próximos
desafios do projeto SPED: o e-LALUR, EFD Pis/Cofins. Além disso,
estão por vir, dentro do cenário SPED, novidades como Central de
Balanços e E-Fopag.
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