VÍRUS

Vírus para celulares já são 87

A F-Secure divulgou dia 27/09 que, pouco mais de 15 meses após o surgimento do primeiro vírus para telefones celulares, já existem 87 deles detectados, sendo que alguns conseguiram se propagar e já infectam aparelhos em mais de 20 países.

De acordo com relatório da empresa, 82 dos 87 vírus móveis existentes afetam somente o sistema operacional Symbian para a plataforma Series 60, criada pela Nokia.

Códigos maliciosos para o Symbian são a vasta maioria, mas não porque o sistema é menos seguro do que outras plataformas, e sim por causa de sua alta popularidade, diz a F-Secure. Os mais comuns são o Cabir e o Commwarrior, que se espalham por conexões Bluetooth e mensagens multimídia.

"O grande número [de pragas] apenas mostra a popularidade de smartphones Symbian, então eles acabam sendo o alvo mais interessante para os criadores de vírus", divulgou a empresa em um blog.

Além disso, a F-Secure alertou que o Commwarrior, vírus para celulares com sistema Symbian que se espalha por mensagens MMS (Multimedia Messaging Service), já chega ao vigésimo país. Por enquanto, praga não chegou ao Brasil.