Acelere o processo de boot


Nada mais irritante do que ficar esperando o boot do Windows quando se está com pressa, não é? Uma solução óbvia é reduzir o número de programas que são carregados na partida do sistema: diagnóstico, aplicativos favoritos e módulos desnecessários inseridos por programas de instalação.
A escolha dos programas que serão mantidos é, na maior parte, uma questão de critério. Você pode desejar o antivírus em segundo plano ativo o tempo todo, mas não precisa carregar o programa antivírus inteiro e varrer sua unidade de disco rígido toda vez que dá boot.
Para encontrar programas que estão sendo iniciados com o Windows, selecione Iniciar-Executar, digite msconfig e pressione <ENTER>. Você irá para o Utilitário de configuração do sistema do Windows 98. Clique na guia Iniciar. Você encontrará uma lista de comandos, cada um com uma caixa de seleção.
Desmarque os que você acha que não usará (você sempre pode voltar atrás e marcá-los depois). Repita o processo nas guias Autoexec.bat e Config.sys (se estiverem vazias, tudo bem). Quando terminar, clique em OK, reinicie e veja quanto tempo você economizou.
Não é suficiente? Desfragmentar a unidade de disco rígido a cada 15 dias também ajuda a acelerar o boot do sistema.
Por fim, uma grande coleção de fontes pode tornar a partida do sistema mais lenta. Para podar as fontes que são carregadas durante o boot, selecione Iniciar-Executar, digite fonts e pressione <ENTER>.
Arraste as fontes selecionadas para outra pasta para mantê-las fora do processo de boot (elas ainda vão estar disponíveis se você as quiser).

 

 
Índice