Para muita gente, ficar sem conexão com a internet é como estar
desplugado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo.
Para saber a quem recorrer é preciso identificar onde de fato o
problema está.
Uma situação comum é aquela na qual alguns computadores da rede
conseguem acessar a internet, mas outros não. Nesta situação, o
provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário
nenhuma máquina teria acesso à web. E, a não ser que o ISP seja o
fornecedor tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem
fio), de nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para
resolver o problema.
Caso nenhuma estação consiga navegar na Internet, mesmo quando
um PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet,
então fica claro que há um problema com o provedor de banda larga.
Mas antes de contactá-lo, reiniciando os dispositivos e checando
as conexões dos cabos - mesmo porque essa será a primeira coisa
que o suporte lhe mandará fazer.
Se a conexão não se restabelecer, ligue para o suporte
principal do provedor para verificar se está ocorrendo alguma
manutenção em sua área ou algum outro tipo de problema técnico não
isolado.
O que fazer antes
Ao falar com o atendente, procure ter em mãos o maior número de
informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem
e roteador, endereço MAC dos dispositivos.
Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e
Ethernet que utiliza para conectar a internet. Para isso, no menu
Iniciar, digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter
novamente para visualizar toda a informação da rede.
Assegure-se de que todos os dispositivos são os que foram
cedidos pelo provedor antes de ligar para o suporte. Caso esteja
usando algo diferente, não estranhe se ele recusar o atendimento
e, em vez disso, pedir que você entre em contato com o fabricante
do hardware.
Se possível, verifique se o seu computador pode navegar pela
web em outros meios (se tiver um notebook, tente usar a rede do
seu vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem
3G. A ideia aqui é e estabelecer se o problema não está em seu
computador e sim na conexão com o provedor. Se o problema for com
seu PC, pode ser necessário substituir a placa de rede ou cartão
Wi-Fi.
Mas se o problema for mesmo com o ISP, ele poderá orientá-lo a
tomar algumas ações. Em casos mais complexos, o suporte irá
agendar a visita de um técnico.