Há os que amam e os que odeiam, mas não adianta tentar fugir. Em
palestras e reuniões você provavelmente vai ter de fazer uma
apresentação no PowerPoint (ou em outro software similar). Ele
permite também enviar slides para grupos de pessoas ou criar
álbuns de fotos.
É comum o palestrante aplicar diversos recursos ou usar os
slides como ponto principal da apresentação. Aí está o primeiro
grande erro o PowerPoint deve ser apenas um complemento do
discurso oral. No próprio site da Microsoft há um alerta: as
apresentações mais eficazes costumam ser as mais simples. O site
da fabricante do PowerPoint também aconselha a não usar mais do
que cinco palavras por linha, e não mais do que cinco linhas por
slide.
Uma dica que pode ajudar é a regra dos 10/20/30, cunhada pelo
especialista Guy Kawasaki, uma apresentação não deve ter mais de
10 slides, apresentados em até 20 minutos e com fonte sempre
maior que 30.
Falar devagar, não ler o que está escrito nos slides, olhar
para a platéia e não pra o telão, falar sobre o assunto
principal logo no início e praticar o que será apresentado são
pontos que garantem o sucesso de uma apresentação.
O objetivo da apresentação é essencial para determinar o que
pode e o que não pode ser feito. Se você for dar uma palestra ou
exibir dados em uma reunião ou trabalho escolar, o principal é
ser sucinto e ir direto ao ponto. Aqui vale a máxima: "menos é
mais". Evite o uso de transições, efeitos, músicas, cores e
imagens que podem distrair o público. O uso de narração pode ser
importante se você não for apresentar pessoalmente os dados para
isso, use a opção Slide Show > Gravar Narração. Se você vai
criar slides para mandar para amigos, pode usar transições,
músicas e efeitos para animar a apresentação. Mas sempre tome
cuidado com os excessos.
Escrever em tópicos e usar gráficos e imagens para transmitir
as informações fazem com que as pessoas prestem mais atenção no
que você está dizendo.
Você consegue alterar facilmente a ordem dos slides ao ir em
Exibir > Classificação de Slides. É só clicar no slide que quer
mudar de lugar e arrastá-lo até onde ele deve ficar. Você pode
copiar slides de um arquivo para outro da mesma maneira. É só
abri-los lado a lado e arrastar os slides.
Uma boa ferramenta para organizar imagens, textos, gráficos e
vídeos em um mesmo slide é a grade. Para isso, clique com o
botão direito do mouse e escolha a opção Grades e Guias. Na
janela, escolha o espaçamento (spacing), marque a opção Display
Mostrar grade na tela e pressione OK. Agora é só usar a grade
para alinhar os objetos. Ao clicar em um objeto, as setas do
teclado o movem para cima, baixo, esquerda e direta. Se você
quiser um movimento mais preciso, aperte Ctrl junto com as
setas.
O programa possui uma barra de ferramentas para imagens. Além
dos recursos básicos como cortar, aumentar ou diminuir contraste
e brilho, ele possui também uma caneta que apaga uma cor da
imagem, muito útil para apagar fundo de logotipos, por exemplo.
Basta clicar no botão Definir Cor Transparente. Há ainda o botão
Comprimir imagens, que permite diminuir o tamanho de uma imagem
ou de todas do documento de acordo com o destino da
apresentação: para web/tela ou impressão. Você pode escolher
também deletar as áreas cortadas das imagens.
Para visualizar efeitos de transição, animação, áudio e vídeo
em uma apresentação sem abandonar o modo de edição, basta manter
a tecla Ctrl pressionada quando clicar no botão de Apresentação
de Slides. A apresentação aparecerá em uma janela no canto
superior esquerdo da tela.
A apresentação pode abrir automaticamente, sem o uso do
programa, se você salvar o arquivo no formato PPS (PowerPoint
Show). Vá ao menu Arquivo > Salvar como > Salvar como tipo>
Apresentação do PowerPoint. Parte superior do formulário.