Se há algum tempo a tecnologia VoIP só podia ser utilizada por meio
de um programa de computador, atualmente aparelhos telefônicos com
suporte para esta funcionalidade permitem que as pessoas liguem para
telefones fixos, celulares, em ligações locais ou internacionais,
sem que seja necessária a existência de um PC, sendo preciso apenas
ter acesso à internet.
No entanto, engana-se quem imagina que a telefonia VoIP significa
o fim das contas de telefone. A voz sobre IP pode, sim, ajudar a
reduzir e muito os gastos com telefone, mas é preciso atenção aos
preços cobrados pelas ligações.
Dúvidas
Antes de tudo, é preciso ter em mente que o VoIP é um sistema
bom, mas é pago. As ligações só são gratuitas quando o usuário fala
via internet com outro cliente da mesma operadora VoIP, ou seja, é
preciso que ambos os interlocutores tenham contratado planos da
mesma operadora.
Fora isso, todas as ligações são cobradas. No entanto, como a
plataforma IP permite eliminar os parâmetros de distância dos
cálculos de custos das ligações, o usuário paga apenas uma taxa
sobre os minutos utilizados em ligações para celulares,
internacionais e interurbanas. Mas essa tarifa é bem menor do que a
cobrada pelas empresas de telefonia do país.
Para se ter uma idéia, um comparativo realizado pelo site
Comparatel, mostra que uma ligação realizada de São Paulo para
Londres, ao meio-dia de um dia de semana, com duração de 10 minutos,
não sairia por menos de R$ 2,40, isso se o cliente pesquisasse todas
as operadoras de telefonia e utilizasse a mais em conta, já que essa
mesma ligação pode chegar a custar R$ 29,19. Já pelo sistema VoIP,
no plano mais barato, a conversa custaria R$ 0,48, enquanto, no mais
caro, não passaria de R$ 7,70.
Para chamadas para os Estados Unidos, a situação se repete.
Enquanto pelas operadoras de telefonia que atuam em São Paulo o
menor preço seria R$ 2,40 e o mais alto, R$ 18,08, pelo sistema VoIP
a ligação não passaria de R$ 5,20, caso o cliente tivesse o plano
mais caro. No mais barato, os 10 minutos de ligação sairiam por R$
0,48.
Ligações locais
No entanto, toda a economia feita em ligações internacionais ou
interurbanas pode não valer a pena, se o usuário não analisar muito
bem as tarifas cobradas pelas ligações locais. Isso porque, nas
ligações para a mesma região, o sistema VoIP pode ser bem mais caro
do que o cobrado pelas operadoras.
Isso ocorre porque as redes dessas operadoras nem sempre estão na
mesma localidade, e, por isso, o usuário poderá se deparar com uma
tarifa super econômica para um certo destino e com outra
extremamente cara para o município mais próximo daquela região.
Na comparação de preços, o site revelou que uma ligação de 10
minutos de São Paulo para outro telefone também em São Paulo custa
entre R$ 0,53 e R$ 1,68, pelo sistema comum de telefonia. Já no VoIP
a mesma chamada varia entre R$ 0,45 e R$ 3. Portanto, até é possível
fazer economia, mas é preciso avaliar muito bem os valores cobrados,
pois, nesse caso, é possível pagar até R$ 2,47 a mais pela ligação.
Cuidados
Antes de contratar um pacote VoIP, é importante tomar alguns
cuidados:
· Faça uma comparação entre o plano oferecido e as tarifas da
telefonia convencional. Compare o preço dos minutos oferecidos no
pacote com os preços das ligações via telefone normal;
· Para ligações interurbanas e internacionais, consulte o site da
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que possui um sistema
que compara os preços das operadoras e indica os melhores preços
para diferentes horários;
· Ao optar por um plano de minutos, lembre-se de que, mesmo não
utilizando todos os minutos no período, terá de pagar por eles.
Informe-se se, por exemplo, os minutos não utilizados passam para o
mês seguinte ou se são simplesmente descartados;
· Preste atenção ao preço do minuto excedente. Às vezes, o valor do
minuto no pacote pode até ser tentador, mas os minutos que
ultrapassam o limite do plano escolhido são tão altos que, se
utilizados, comprometem todo o seu orçamento;
· Informe-se também sobre outros serviços e possibilidades, como
assinatura básica, horários de pico, números favoritos etc;
· Avalie os seus hábitos: se você faz mais ligações para um
determinado país, em quais horários e dias da semana e compare as
tarifas cobradas. Isso faz diferença;
· E analise o contrato com muito cuidado. Apesar de não haver
nenhuma legislação específica para esse tipo de serviço, o Código de
Defesa do Consumidor protege o usuário com as determinações
aplicadas aos serviços de telefonia fixa. Assim, atenção às
cláusulas abusivas e, em caso de dúvida, não assine nada antes de
conversar com um advogado ou com órgãos de defesa do consumidor.