IE

Microsoft recomenda atualização ao IE8 para evitar ataques

Brecha na versão 6 do navegador foi explorada por crackers na ação que vitimou mais de 33 empresas; em blog, empresa se compromete a lançar correção urgente.
A Microsoft emitiu dia 19/01/2010 um comunicado em que orienta os usuários do navegador Internet Explorer 6 a migrar para a versão 8, como forma de prevenir ataques como o que foram disparados por crackers na semana passada.
O comunicado afirma que esta é "a forma mais efetiva de evitar esse tipo de problema", se referindo às "tentativas de roubo de informações online" e ao "controle não-autorizado de computadores" dos quais os usuários foram vítimas.
O problema é mais sério porque muitas empresas dependem da versão 6 para rodar aplicações corporativas, como a própria Microsoft Brasil afirmou ao IDG Now! em agosto de 2009.
"Quem não puder trocar deverá esperar pela correção, que deverá ser incluída no pacote de 9/2, mas que poderá até ser liberada antes", recomenda a gerente de segurança e interoperabilidade da Microsoft Brasil, Marinês Gomes.
Nos Estados Unidos, o gerente geral do grupo de segurança, George Stathakopoulos, afirmou que a Microsoft vai liberar uma atualização de segurança exclusiva para esta vulnerabilidade, por causa do "nível significante de atenção que o assunto tem gerado". O anúncio foi divulgado nesta terça-feira, no blog do Centro de Resposta de Segurança da Microsoft.
A data específica de lançamento da correção será divulgada amanhã, disse Stathakopoulos.
A falha de segurança do IE6 foi explorada no ciberataque a redes do Google e de mais 33 empresas, conforme informou a Websense no dia 18/01/2010.
Como cuidado adicional, a Microsoft recomenda que os usuários do Internet Explorer 8 configurem o navegador com o padrão de nível máximo de segurança, por meio da opção "Ferramentas/Opções" e "Internet/Segurança".

Fonte:IDG Now