E-mail em ordem para não perder mensagens importantes
Você deve receber vários e-mails por dia entre spams, piadinhas e
correntes de amigos, mensagens importantes do trabalho etc. Mas se
você deixa todos na caixa de entrada, fica difícil encontrar uma
mensagem quando precisa.
A solução mais comum é optar pela busca do programa de e-mail ou do
webmail. Outra maneira simples de encontrar uma mensagem é reordenar
os e-mails por uma determinada categoria. Geralmente os programas
mostram remetente, assunto, tamanho e data. Se você sabe quem lhe
enviou o e-mail que quer achar, fica bem mais fácil se você
organizar todas as mensagens por remetente. Se você sabe o dia, por
data e assim por diante.
Entretanto, é sempre bom tomar medidas prévias para deixar sua caixa
de entrada organizada para facilitar o uso. O primeiro passo é criar
filtros de spam (mensagens que vêm de remetentes desconhecidos,
geralmente comerciais ou com vírus) e enviá-los para a lixeira ou
uma caixa específica para eles (como o Junk e-mail, do Microsoft
Outlook).
Regras e filtros
Com o lixo separado, é hora de arrumar os demais e-mails. Crie
pastas na sua caixa de entrada por grupos que enviam mensagens ou
por assuntos. Então, é só criar regras e filtros para que as
mensagens vão para as pastas correspondentes. No Microsoft Outlook,
você pode clicar com o botão direto do mouse sobre a mensagem e
escolher a opção Create Rule (Criar Regra) e definir os critérios.
Você pode definir o filtro por quem enviou o e-mail, pelo assunto,
para quem foi enviado, por palavras no corpo da mensagem etc. É
possível também definir o que fazer quando receber este tipo de
e-mail: soar alarme, tocar um som, movê-lo para alguma pasta,
encaminhá-lo para outro destinatário e outros. Você pode acessar
esta opção também indo em Tools > Rules And Alerts (Ferramentas >
Regras e Alertas) e selecionar New Rule (Nova Regra).
Você pode também adicionar lembretes às mensagens para ler mais
tarde, encaminhá-las ou analisá-las. Para isso, clique com o botão
direto do mouse sobre a mensagem e escolha a opção Follow up
(Acompanhamento) e, então, Add Reminder (Adicionar Lembrete). Aí
você escolhe qual será o lembrete e adiciona uma data e hora. Dá
para acessar também pelo menu em Actions > Follow up > Add Reminder
(Ações > Acompanhamento > Adicionar Lembrete).
No Gmail é possível adicionar marcadores às mensagens e, então,
acessá-las por eles. O funcionamento é o mesmo das pastas no
Outlook, é só criar marcadores e então filtros que ligam os e-mails
aos marcadores. A diferença é que todos os e-mails continuam na
caixa de entrada, mas você pode ver facilmente apenas os com
marcação.
É possível ainda marcar com estrelas as mensagens mais importantes,
encaminhar mensagens automaticamente para outros e-mails e abrir
anexos na janela do browser (sem a necessidade de abrir programas do
computador). O Google disponibiliza ainda um notificador (ainda em
fase beta) que alerta quando chegam novas mensagens. Você pode
baixá-lo para Windows 2000 e XP e Mac.
Arquivamento de e-mails
Para sua caixa não lotar de cinco em cinco minutos (se você usa
um programa de e-mail com limite de armazenamento), mas também não
perder mensagens antigas, a saída é arquivar as mensagens mais
velhas. Programas como o Microsoft Outlook fazem isso
automaticamente de tempos em tempos, mas há a opção de criar
arquivos para cada pasta manualmente, por exemplo.
Para arquivar uma pasta ou um grupo de mensagens é só ir em menu
File > Archive (Arquivo > Arquivar) e, então, escolher os e-mails
anteriores a que data serão arquivados e criar um nome para o
arquivo. Pronto, as mensagens anteriores vão para o arquivo. Para
vê-las na interface do programa é só ir em Tools > Options > Other
(Ferramentas > Opções > Outros), clicar no botão AutoArchive (Auto
arquivar) e marcar a opção Show archive folder in folder list
(Mostrar pastas de arquivos na lista de pastas).