Os aplicativos AllCast (http://www.allcast.io) e LocalCast (Android,
emhttp://zip.net/bxr10n e iPhone, em http://zip.net/blr0hY) são
voltados a smartphones e permitem reproduzir em TVs conteúdo
multimídia armazenado no telefone. Ambos transmitem os dados por
conexões wireless (sendo compatíveis com SmartTVs, Apple TV,
ChromeCast e/ou XBOX).
De forma geral, ambos os aplicativos funcionam de forma
semelhante. Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia (por meio de
um gerenciador de mídia instalado na TV), tanto AllCast como
LocalCast se portaram bem: uma vez em funcionamento no smartphone,
basta encontrar o aparelho que deseja-se conectar e aguardar alguns
segundos.
Quando esse processo termina, tudo o que é aberto no app aparece
na TV. É possível diminuir ou aumentar o som de uma música, por um
filme para frente, retrocedê-lo ou pausá-lo. A interface do AllCast
e do LocalCast são parecidas: eles mostram um menu com as mídias
armazenadas no smartphone (fotos, filmes, música). Ao acessar cada
um dos itens, o usuário tem contato com os arquivos. Ao
pressioná-los, eles aparecem na tela do telefone e, em menos de um
segundo, também na TV.
Outro ponto positivo em ambos os app é que eles conseguem
trabalhar com arquivos que estejam na nuvem e não localmente no
telefone. Google Drive, Google+ e Dropbox são alguns dos serviços
que têm suporte dos aplicativos.
O AllCast e o LocalCast são tão parecidos que até mesmo seus
pontos negativos são semelhantes. Caso deseja-se rodar vídeos com
legendas, o usuário terá problemas: nos testes da reportagem, caso
elas não estivessem embutidas, os filmes não as carregaram. Outro
ponto que deixa a desejar é o leve delay entre o comando no telefone
e a resposta da TV (mesmo em uma rede de mais de 60 MB).
A versão gratuita do AllCast somente permite rodar 5 minutos de
filmes – tempo ok, se considerar somente assistir a gravações
caseiras rápidas (para reproduzir mais do que isso, o usuário terá
de desembolsar R$ 12,71). Já o LocalCast conta com propagandas que
ficam nos cantos da tela e tem algumas limitações (não conta com
busca, não oferece pré-visualização dos vídeos). Caso deseje se
livrar dos comerciais e ainda implementar melhorias, o usuário terá
de desembolsar a partir de 1 euro (cerca de R$ 4).
Fonte: UOL |