Em quinze dias desde seu lançamento, o aplicativo do site de queixas
de consumidores ReclameAqui já é sucesso de público. Nesse período,
foram feitos 70 mil downloads da ferramenta, com 18 mil reclamações
cadastradas. O aplicativo é gratuito e tem versões para os sistemas
operacionais iOS e Android. “O número nos surpreendeu, quase não
fizemos propaganda fora do nosso próprio site”, diz Maurício Vargas,
presidente do ReclameAqui.
Um dos destaques do aplicativo é a possibilidade de se registrar
a reclamação em qualquer lugar, não sendo mais necessário ir até um
local com computador para fazê-lo. Quando a empresa responde à
reclamação, o usuário recebe um aviso no celular ou tablet. As
reclamações feitas no aparelho móvel podem ser acompanhadas no site.
Outra funcionalidade do aplicativo é a possibilidade de se enviar
uma foto junto com a queixa. Vargas informa que 17% das reclamações
já vêm com fotos, que podem ser de produtos com defeito ou de
documentos comprovantes.
Até agora, a área de alimentação tem sido a campeã das queixas no
novo app, com consumidores enviando fotos de pratos em restaurantes
ou exemplos de produtos com problemas. Em segundo lugar, vem
reclamações de móveis planejados. O site do Reclame Aqui tem 11,5
milhões de pessoas cadastradas atualmente e que recebe cerca de 20
mil reclamações por dia.
A empresa diz que o aplicativo em breve também contará com a
opção para a reclamações sobre serviços públicos, como buracos na
rua, problemas com ônibus ou falta de iluminação pública. Para esse
fim, acredita que os usuários deverão se valer bastante do recurso
de envio de fotos.
Fonte: Da Agência Estado