Você sabe usar o recurso "autocompletar" no Excel?
Assim como nos demais aplicativos da Microsoft, o Excel tem
diversas funcionalidades que são desconhecidas do grande
público. Um dos mais úteis desses recursos é o autocompletar,
que pode poupar muitos minutos de trabalho (e trabalho chato) de
quem usa o programa. Como o próprio nome diz, a função permite
que as células sejam preenchidas, automaticamente, com conteúdo
usado frequentemente ou sequências numéricas.
O segredo do autocompletar é o quadradinho preto que existe no
canto superior direito das células (ou sequência de células)
ativas. Ele é a chave para que a função te ajude a economizar
tempo.
Faça um teste da função usando sequências numéricas. Por
exemplo, se quiser colocar os números de 1 a 25 em uma coluna,
basta digitar o número 1 na primeira, o 2 na segunda. Então,
selecione ambas as células, clique no quadradinho preto e
arraste até a 25ª linha. Pronto! Ao soltar o mouse, todas as
células da coluna estarão numeradas. Imagine o tempo e o
trabalho economizado quando quiser fazer listas de mil números!
O recurso funciona automaticamente também com outros tipos de
sequências numéricas (como pares ou ímpares, múltiplos de dez e
assim por diante), datas ou horários. Lembre-se apenas de
preencher e selecionar as duas primeiras células para que,
assim, o programa reconheça o padrão e possa repeti-lo no resto
da sequência.
A função pode ser usada também para palavras sequenciais, como
por exemplo, os meses do ano. Basta escrever "janeiro" na
primeira célula, clicar no quadradinho preto e arrastar até a
última célula a ser preenchida que ele irá escrever todos os
meses automaticamente.
Se você quiser usar o recurso com palavras que não sejam "senso
comum", mas que utiliza com frequência, a saída é criar uma
lista personalizada. No Excel 2003, vá ao menu ferramentas,
escolha opções e clique em "listas personalizadas" (custom lists).
Escreva sua lista e clique em "adicionar". Já no Office 2007,
entre em "Opções", selecione "populares" e "edite listas
personalizadas". Digite sua lista e clique em OK.