Vírus de alto risco se passa por foto de Anna Kournikov


Os fãs da belíssima tenista russa Anna Kournikova precisam tomar cuidado com os e-mails. Segundo a Message Labs, empresa especializada em checagem de mensagens eletrônicas, foi identificado em grande volume de incidências do vírus VBS/SST (também conhecido como Kalamar.A praga virtual que utiliza a imagem da loirinha para atrair o destinatário.
De acordo com a empresa, ele surgiu possui recursos para "enganar" sistemas simples de detecção. O invasor chega por e-mail e traz no campo de assunto a frase "Here you have,o. Já no corpo da mensagem, aparece "Hi: Check This!". Em anexo traz AnnaKournikova.jpg.vbs. Resumindo, ele tenta enganar o internauta com uma falsa foto da tenista.
Ao executá-lo, o internauta faz com que a praga virtual distribua mensagens contaminadas utilizando todos os endereços cadastrados na caixa de e-mails do Outlook. Segundo a MessageLabs, ele está se multiplicando em alta velocidade. Em quatro horas, o número de casos saltou de quatro para 482. Não foi identificado nenhum caso destruição de arquivos, porém, ele possui poder para congestionar servidores de e-mails. A Trend Micro, que está recebendo várias ligações de clientes que receberam o vírus, classifica a ameaça como de alto risco.
De acordo com a McAfee, unidade da Network Associates para a área de antivírus, o vírus surgiu no ano passado como oferecendo baixo risco, mas voltou agora com força total, o que justifica a nova classificação que foi dada pela da empresa (alto risco). Em menos de duas horas, a McAfee recebeu mais de 100 arquivos para análise por conta do VBS/SST. Em seu site, a Symantec confirma a rápida disseminação e afirma que está analisando o vírus. As empresas recomendam que seus usuários atualizem seus programas de combate a vírus.
 

 
Índice