Segurados ganham novo cartão

Secretário executivo do Ministério alerta que os aposentados e pensionistas receberão o cartão, mas a data de pagamento dos benefícios continuará a mesma Da Redação (Brasília) - A Previdência Social está substituindo o cartão dos segurados rurais, renda mensal vitalícia, agente jovem, erradicação do trabalho infantil e da Lei Orgânica de Assistência Social. Serão oito milhões de cartões trocados até o final deste ano. O cartão tem nova face. No lugar do número do benefício entra o número do PIS/PASEP do segurado. A medida identifica o beneficiário e não o benefício e ajuda eliminar fraudes. O secretário executivo do Ministério da Previdência e Assistência Social, José Cechin, explica que está mudando o cartão do segurado da Previdência, mas a data de pagamento do benefício permanece inalterada. “Garantimos que o dia de pagamento de quem já é beneficiário não muda”. A troca de cartão tem uma grande vantagem para quem recebe mais de um benefício da Previdência Social. “A pessoa que recebe, por exemplo, a aposentadoria no dia 3 e uma pensão no dia 7, ela passará a receber os dois benefícios no dia 3, com um único cartão e na mesma agência bancária”, comenta Cechin. O secretário executivo esclarece que o dia útil de pagamento das futuras concessões será fixado pelo último dígito do PIS/PASEP. Este número é impresso em destaque no canto inferior direito do novo cartão.
A substituição dos cartões será gradativa é de responsabilidade da rede bancária, que mantém convênio com a Previdência Social. Novamente, o secretário-executivo tranqüiliza os aposentados e pensionistas e garante que não haverá “transtornos” na troca do cartão. O segurado não precisa formar fila nas agências da Previdência Social. A rede bancária vai encaminhar correspondência para o beneficiário comunicando a substituição do cartão.
O secretário executivo diz que a medida possibilita o INSS acompanhar todos os benefícios que a pessoa teve durante sua vida, o que serve de base para cálculos atuariais na Previdência Social.
 

 
Índice