Aprenda a criar pastas protegidas com senhas no Windows XP
Na vida real ou virtual, basta que você decida ter acesso
exclusivo a algo para que uma fechadura ou uma senha especial
barrarem estranhos.
Por que com o Windows teria que ser diferente? Os motivos para
que o usuário proteja pastas com senhas são os mais diversos.
Você pode usar um PC compartilhado, querer proteger informações
confidenciais ou apenas contar com dados fundamentais que você não
pode se dar ao luxo de perder.
Independente da opção é bom aprender que o sistema operacional
da Microsoft oferece a opção de trancar informações.
A função que protege seus dados estipulando senhas para pastas,
no entanto, nunca foi comum ao Windows - apenas na versão XP o
usuário se deparou com a possibilidade.
A falta de idéia que muitos usuários têm sobre a função se
explica pelo fato de a Microsoft não permitir a definição de uma
senha diretamente no diretório – todo o sistema é feito por meio
da compactação de arquivos.
O processo é simples. Crie uma nova pasta no seu disco rígido
para organizar todos os documentos que deverão ficar longe dos
olhos alheios.
Após terminar sua seleção, selecione todos os documentos e,
após apertar o botão direito do mouse sobre o grupo, escolha a
opção “Pasta Compactada” dentro do menu “Enviar para”.
A pasta zipada será criada instantaneamente no mesmo diretório
onde estão os arquivos originais.
Antes de estipular a senha, vale um lembrete: caso os
documentos sejam realmente necessários, seria sensato guardá-los e
Além das clássicas instruções sobre backup, outra opção é enviar
sua pasta compactada, sem qualquer senha ainda, para serviços de
armazenamento on-line ou para seu próprio e-mail, se o tamanho
permitir.
Clique sobre a nova pasta compactada, que deverá ter todos os
documentos selecionados, e, após clicar sobre o menu “Arquivo”,
escolha a opção “Adicionar Senha”.
Na nova janela aberta, o Windows pede que o usuário digite duas
vezes a senha escolhida. Confirme o termo que você escolheu e
aperte “Ok”.
Pronto. Desta maneira, você criou uma pasta compactada que só
pode ser acessada por usuários que saibam a senha pessoal.
Para aumentar a segurança, o usuário pode criptografar os
dados. Ainda que não prime por ser a mais forte, a função impede
que documentos sejam abertos fora do computador onde foram
protegidos - o seu, no caso.
Selecione os documentos e, com o botão direito, clique em
“Propriedades”. Na aba “Geral”, clique em “Avançado” e selecione a
opção “Criptografar o conteúdo para proteger dados”.
Uma última dica: por mais difícil que seja a senha criada -
confira aqui dicas para formular senhas mais fortes -, a
ferramenta do Windows não impede que um usuário mal intencionado
delete toda sua pasta.
Por isto, vale frisar o lembrete de que, se os dados são
realmente importantes, a definição senha deve ser acompanha de um
backup ou uma outra mídia, no freqüente caso dos usuários se
esquecer da senha definida.