Guia de Informações e Apurações do ICMS - GIA


A Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) em disquete ou via EDI (transferência eletrônica de dados) eliminou definitivamente o trâmite mensal de 320 mil formulários em papel entregues pelos contribuintes.

GIA Eletrônica

Ao mesmo tempo, a GARE Eletrônica (Guia de Arrecadação Estadual - ICMS e demais receitas) permite que os bancos prestem contas eletronicamente dos tributos recolhidos , eliminando o trâmite mensal de outros 1,6 milhão de formulários em papel.

GARE Eletrônica

Essa nova forma de apuração das informações fiscais reduziu sensivelmente os custos do processo de arrecadação tributária, tanto para o Estado quanto para os contribuintes, e diminuiu os erros no preenchimento das guias, além de reduzir de maneira drástica os prazos para identificação dos contribuintes devedores/omissos (de até 50 para no máximo 5 dias).
A GIA e a GARE Eletrônicas fazem parte do Promocat, um amplo programa de modernização da área tributária da Secretaria da Fazenda, que inclui, ainda, a informatização do IPVA, do Auto de Infração e Imposição de Multas, da Guia de Zona Franca e da GIA Interestadual, entre outros projetos.
Ainda na área tributária, sistemas informatizados tornam mais ágeis as atividades de cálculo, atualização e cobrança da dívida ativa ajuizada, processo que envolve, além da Secretaria da Fazenda, a Procuradoria Geral do Estado e o Anexo Fiscal do Tribunal de Justiça.

 

 
Índice