Orkut
Quem pensa que o Orkut é apenas um ponto de encontro de amigos e uma forma de retomar contato com antigos colegas está muito enganado. Perfis, depoimentos, recados e comunidades podem dizer muito sobre você e, inclusive, decidir o seu futuro profissional.

Atualmente 69,1% dos usuários do Orkut são ou se declaram brasileiros. Com uma participação desta proporção o site pode ser considerado um enorme banco de dados. E é por isso que alguns empregadores têm utilizado o site como ferramenta em processos seletivos para vagas de emprego.
O publicitário Paulo Fonseca nem sequer entrevista um candidato sem antes dar uma passadinha pela página do cidadão no Orkut. “Pego o nome da pessoa no currículo e faço uma busca no site. Sempre encontro”. E ele até já desistiu de entrevistas depois de conhecer a página do candidato no Orkut.

Sem máscaras

Fonseca explica que uma das vantagens é que no Orkut é possível ver o que a pessoa pensa de si mesma e o que os outros pensam dela. “Durante uma entrevista de emprego a pessoa se prepara para aquilo, no Orkut, por mais que queira se camuflar está desarmada e acaba se mostrando mais. Até porque lá estão os comentários dos amigos”.
Na verdade o que o publicitário faz não é novidade, já que uma das finalidades do Orkut é justamente facilitar o relacionamento profissional. “Algumas pessoas é que se esquecem disso e acabam utilizando a ferramenta só para entretenimento”, acrescenta Paulo Fonseca.

Comunidades facilitam seleção

Segundo a gerente de consultoria de RH Mananger, Adriana Tondelli, o Orkut oferece, além de informações pessoais, dados acadêmicos e profissionais do candidato. “Existem comunidades com temas variados, como faculdades, empresas, mercado de trabalho e vagas disponíveis, que facilitam a ampliação da rede de contatos e a acessibilidade dos empregadores na busca de novos profissionais”.
A consultora conhece casos de contratação via Orkut que foram bem sucedidos. “O contratante, por meio da comunidade de uma determinada faculdade, selecionou candidatos de acordo com o perfil correspondente às necessidades do cargo”, conta.

Muito mais do que o que está no Orkut

Mas Cristina explica que só as informações não são suficientes para contratar ou excluir um candidato da disputa por uma vaga. “Por ser uma profissional de Recursos Humanos acredito que no caso de ser encontrada alguma informação no Orkut que possa comprometer a contratação do profissional, cabe uma avaliação mais profunda, antes da tomada de decisão”.
Pelo sim, pelo não, vale ficar atento à forma como você está apresentado no Orkut. A comunidade vale para relacionamentos pessoais, mas também profissionais.