Ano-3          Número - 36 - Julho 2003
 
 
 
INTERESSE
Empresa inativa poderá ser isenta de multa — A Comissão de Finanças e Tributação está analisando o Projeto de Lei 174/03, do deputado Pompeo de Mattos, que isenta de multa a microempresa que, estando inativa há mais de um ano, deixar de apresentar a declaração de rendimentos ou apresentá-la fora do prazo. O benefício não se aplica a tributos que tenham deixado de ser recolhidos pela empresa. Para o autor do projeto, a medida permitirá excluir dos bancos de dados da Receita Federal, cartórios e juntas comerciais, cerca de um milhão de empresas que estão inativas ou que até mesmo nunca chegaram a realizar qualquer tipo de transação. “A cobrança da multa é inviável, pois a maioria não dispõe de condições de pagá-las”, afirma o parlamentar. De acordo com a proposta, bastará à empresa inativa providenciar sua baixa para evitar a multa. Com isso, na opinião de Mattos, muitos ex-empresários poderão regularizar sua situação tributária e até constituir novas empresas, gerando empregos para a sociedade.

Combustíveis e remédios ficam mais barato — A significativa queda da inflação de meados de maio até metade de junho contou com deflação em dois grupos que pesam no bolso do consumidor. A gasolina, ainda refletindo a redução de 6,5% nas refinarias em maio, ficou 4,36% mais barata nos postos de venda ao consumidor.

ITR - O Imposto Territorial Rural pode provocar impasses nas discussões da reforma tributária na Câmara. De um lado, deputados ligados ao setor agrícola defendem que o ITR continue a ser instrumento de política agrária, com alíquotas maiores para propriedades improdutivas e isenção para pequenas propriedades. De outro lado, o relator da reforma tributária, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) quer que o imposto tenha apenas uma função arrecadatória. Com isso, não importaria mais o tamanho da terra nem se ela é produtiva para determinar a alíquota a ser cobrada.


Índice das matérias

1. Novas regras da Previdência já estão em vigor
2. Código de Defesa do Consumidor
3. Reabertura do Refis
3. Código do contribuinte paulista
4. Supercomputadores
5. Vírus

6. Humor