Ano-3          Número - 31 - Fevereiro 2003
 
 
 
INTERESSE
As empresas optantes pelo Simples ou pela tributação com base no lucro presumido que comercializam mercadorias devem fazer seu inventário no próximo dia 31 de dezembro. Indispensável para o encerramento fiscal do exercício financeiro, o levantamento do estoque deve ser escriturado no Livro Registro de Inventário para atender às legislações do Imposto de Renda, ICMS e IPI. Consulte o seu prestador de serviços contábeis para informar-se sobre como realizá-lo.

As notas fiscais modelos 1 e 1-A que tiverem o pedido de AIDF (Autorização de Impressão de Documentos Fiscais) apresentado a partir de 1º de dezembro já deverão trazer o selo de controle aplicado no campo "Reservado ao Fisco" de sua primeira via. Vale lembrar que os talonários sem esse selo já existentes nas empresas poderão ser utilizados somente até o próximo dia 30 de junho e que essa exigência não se aplica aos estabelecimentos enquadrados no Simples Paulista.

Desde o último dia 1º de novembro, o cartão do CNPJ deixou de ser expedido pela Receita Federal. Em seu lugar, o órgão passou a disponibilizar a emissão do comprovante de inscrição e da situação cadastral da empresa em sua página na Internet: www.receita.fazenda.gov.br/Cadastros CPF e CNPJ/Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ/Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral. Deste comprovante constarão, entre outros itens, o nome da empresa, número de inscrição no CNPJ, endereço, data da abertura, natureza jurídica, CNAE-Fiscal (Classificação Nacional da Atividade Econômica e Fiscal), situação cadastral e data da emissão do comprovante.


Índice das matérias

1. Combate ao crime
2. O novo Código Civil e as sociedades limitadas
3. VOCÊ SABE O QUE É A GFIP?
3. ECF - Cartão de crédito ou débito
4. Inclusão digital
5. Vírus

6. Humor